Parceiros e Afiliados
RPGs Parceiros
Afiliados em Geral

Sistema de Aulas e Ano Letivo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema de Aulas e Ano Letivo

Mensagem por Richard D'Leaur Sthllen em Sex 26 Fev 2016, 01:52

Sistema de Aulas e Ano Letivo
Informações Importantes

1) ANO LETIVO E AULAS:

Neste fórum um ano letivo dura 60 dias reais, sendo 6 dias reais para cada mês na história. O sistema segue o modelo inglês de início das aulas em 1° de setembro, dia em que os alunos poderão postar sua partida da Estação King’s Cross, na plataforma 9 ¾ e irão narrar a viagem no Expresso de Hogwarts. A partir do 60° dia haverão as férias de fim do ano letivo, que durarão 18 dias em off. Nas férias os alunos poderão postar em suas casas ou qualquer outro lugar fora de Hogwarts e deverão comprar o material escolar para o próximo ano letivo no Beco Diagonal. Há também uma ocasião especial no Halloween, onde os alunos podem participar de um Baile a Fantasia. Os tempos de aulas e férias podem variar para mais, dependendo da necessidade dos ADMs, mas nunca para menos. 

O sistema de avaliação se dá através de uma aula em Chatbox e uma aula Prática Interdisciplinar, mais um passeio a  outras regiões (a partir do segundo ano). Para um aluno ser considerado aprovado ele terá que somar um quantitativo de vinte pontos por matéria que está inclusa no seu ano correspondente. Para cada ano temos três matérias, sendo que uma é responsável por aula em chatbox e outras duas, por meio de mini-mestrados, dialogam entre si em aulas interdisciplinares. Seguem abaixo informações das tipologias de aulas:

Chatbox: Aulas teóricas que ocorrem em On, mas usando o Chatbox do Fórum. As aulas ocorrem em datas marcadas em comunhão entre os alunos e o professor (no tópico destinado a isso na categoria da matéria) e se dão iniciadas após a primeira narração do professor, tendo como ordem de resposta: Professor> Aluno de nome abaixo do professor> Aluno de nome abaixo do aluno que acabou de responder. 


  1. Cada aluno possui o tempo máximo de 3 (três) minutos para responder a narração (ps: em caso de ausência de resposta, o aluno perderá um ponto na matéria), e não poderá interferir na narração daquele que possui a vez por direito, caso isso venha a acontecer ou a ordem do chatbox for agredida, a casa do aluno perde 10 (dez) pontos por minuto que o ocorrido tomar (desde o ato até a normalização da situação) e deverá postar, em seguida, na sala do Coordenador de Atividades onde irá receber uma punição.
  2. Na aula em Chatbox deverão ser avaliados dez pontos: (5) Gramática (2) Coesão (2) Criatividade (1) Ineditismo; E após a aula deverão ser avaliados, por meio de alguma atividade determinada pelo professor, dez pontos. Todos links das atividades deverão ser postados no Tópico Correspondente na Categoria da Matéria para avaliação do professor.
  3. As aulas de Chatbox possui a duração de uma hora; Adivinhação ou Astronomia: 30 minutos cada. 

  

As matérias de Adivinhação ou Astronomia são inclusas a partir do Quinto Ano e uma delas poderá ser eleita como a matéria que o aluno venha a estudar. Caso o aluno não se identifique com a matéria, terá até o Sexto Ano para muda-la.

Aulas Interdisciplinares: aulas que ocorrem por meio de mini-mestrados onde duas matérias pré-determinadas e orientadas irão avaliar, de forma individual, o aluno que está sendo avaliado numa dificuldade imposta por elas. Essas aulas possuem um forte cunho interpretativo e devem ser respondidas, pelo professor, a cada 3 dias. Essas aulas possuem o tempo limite de 15 dias e não poderá vir ocorrer do aluno responder duas vezes o professor, infringindo o direito de resposta de outro. Caso isso ocorra, o segundo post será apagado e um motivo On será definido para que a casa perca a pontuação necessária e o aluno encaminhado à sala do Coordenador de Atividades para que receba punição. 


  1. Serão avaliados (20) vinte pontos na narração, considerando:(10) Gramática (4) Coesão (4) Criatividade (2) Ineditismo

PPS: Caso o aluno não compareça às aulas e/ou não atinja a pontuação necessária para a aprovação, ele pode optar elaborar resenhas críticas (cada uma com o valor de um ponto)  sobre os assuntos trabalhados pelo professor da Matéria de Destinação e enviar à Bibliotecária para que esta avalie e encaminhe-as à Vice-Diretora para que os pontos sejam contabilizados. Alunos novos a partir da 4 semana do início do ano letivo, por favor, encaminhem uma solicitação de atividades para a Vice- Diretora a fim de equiparar nota. 

Prova Letiva: Caso o aluno não tenha a nota total para obtenção de notas este poderá realizar os Exames Finais de Ano (EFA). No EFA poderá cair quaisquer assunto do livro das matérias correspondentes ao  ano do aluno e para que este obtenha aprovação devera tirar a porcentagem de acertos na prova equivalente à porcentagem da nota que falta em relação ao total que um aluno pode tirar. A EFA é separada em blocos que avaliam as matérias, são estes:

Práticas em Magia (15 questões): 5 Feitiços; 5 Defesa Contra Arte das Trevas; 5 Transfiguração 
Ciências Mundanas (15 Questões):8 Vôo; 7 Trato das Criaturas Mágicas;
Efusões e Extratos (15 Questões): 8 Poções; 7 Herbologia
Ciências de Oráculo (15 Questões): 15 Adivinhação ou Astronomia
Ética e Sociedade (15 Questões + 1 redação): 10 Questões de História da Magia, Estudo dos Trouxas (Combate Trouxa) + 5 Questões interpretativas + 1 Redação de Atualidades.


2) DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS:

Vôo -  Consiste em um apanhado geral sobre como montar uma vassoura, divido em um pequeno tempo teórico e muitas aulas práticas do básico para manejá-las. O professor também está livre para explicar os conceitos básicos e intermediários do Quadribol para seus alunos.


  • Alinhamento a partir do primeiro ano: Transportes Mágicos - Explica detalhadamente sobre o funcionamento das Vassouras, Redes de Flu, Chaves de Portais, assim como feitiços de bloqueio de aparatação e regulamentação de vôo em criaturas mágicas. É possível que o professor também ensine sobre meios de transporte novos como os Noitibûs e o Expresso de Hogwarts.


Feitiços - Uma aula bem concisa sobre os diferentes feitiços de defesa, ataque e utilidades. Ensina sobre o uso correto da varinha, o porquê de alguns feitiços serem proibidos, a correta pronúncia de encantamentos e a diferença básica entre classes de feitiços. As aulas são um misto de teoria e prática ao gosto do professor, mas o ideal é que o aluno veja o máximo de feitiços possíveis.


  • Alinhamento a partir do Sétimo ano:   Prática em Combate Mágico - Como o nome já diz, uma aula prática com leves toques de teoria de como aplicar os inúmeros feitiços aprendidos ao longo dos anos de estudo básico. Aprenda a balancear araque e defesa na hora certa.



Defesa Contra a Arte das Trevas - Uma versão mais específica e mais prática da aula de feitiços com um toque de criaturas mágicas. Nessa disciplina o aluno descobrirá mais sobre feitiços e criaturas das trevas e como se defender delas da melhor forma. Não é admitido de forma alguma alusão ou exaltação da Arte das Trevas, apenas uma forma de se defender corretamente caso seja necessário.


  • Alinhamento a partir do Terceiro Ano:   Estudo do Combate às Trevas - Disciplina que mistura Defesa Contra as Artes das Trevas e História da Magia. Nessas aulas será ministrado um pouco sobre o combate em si, a melhor forma de se defender e atacar seres das trevas e também fatos históricos de ascensão e queda do Domínio das Trevas.


Poções - Disciplina ministrada na Sala de Poções, nas masmorras. Apresenta aos alunos o básico sobre poções, não entrando muito em detalhes sobre o porquê da escolha de ingredientes ou o porquê dos movimentos na poção, do tempo de espera ou do uso da varinha concomitante ao preparo. É esperado que todos os principais tipos de poções sejam demonstrados e que os alunos consigam prepará-los seguindo uma "receita" pré determinada para tal.


  • Alinhamento a partir do Quarto Ano:  Curandeirismo - Disciplina voltada aos que se interessam pelos caminhos da medibruxaria, ensina os efeitos das diversas poções de cura no corpo humano, assim como fisiologia e anatomia. Tem foco no combate a venenos, queimaduras e doenças mágicas.                                                                                                                                Alquimia - Uma expansão da aula de poções. Aqui os alunos vão aprender como preparar uma poção detalhadamente, sendo capazes até de se arriscar a preparar uma poção própria. Será ensinado um pouco sobre as propriedades mágicas dos ingredientes e o porquê de usarem tal coisa para tal função. Ensina a importância do tempo de preparo e da hora certa de adicionar os ingredientes e como isso altera no resultado final da poção.

   

Trato das Criaturas Mágicas - Estudo dos tipos mais modestos e dóceis dos animais. Como protegê-los, alimentá-los ou a necessidade de deixá-los longe ou não. Ensina um pouco da morfologia do animal, como asas, bicos, penas, patas e etc. Algumas aulas podem ser ministradas nos terrenos do castelo para um contato melhor com os animais.


  • Alinhamento a partir do Terceiro Ano:   Criaturas Perigosas - Uma versão de Trato das Criaturas Mágicas envolvendo apenas os tipos mais perigosos e violentos de criaturas. A melhor forma de se defender, domá-las e protegê-las, assim como proteger os demais delas.


Herbologia - Ensino sobre as diferentes ervas com propriedades mágicas relevantes. Os alunos devem aprender a semear, cultivar e colher da forma correta todos esses vegetais mágicos, assim como se proteger da melhor forma dos potencialmente hostis.


  • Alinhamento a partir do Quarto ano: Curandeirismo - Disciplina voltada aos que se interessam pelos caminhos da medibruxaria, ensina os efeitos das diversas poções de cura no corpo humano, assim como fisiologia e anatomia. Tem foco no combate a venenos, queimaduras e doenças mágicas.


História da Magia - Disciplina que conta sobre a magia em diferentes civilizações antigas como os fenícios, gregos e egípcios, entre outros fatos históricos mais modernos.


  • Alinhamento a partir do Terceiro ano:  Mitologia - Disciplina que conta um pouco mais sobre a história dos mitos e lendas trouxas, que não passam de releituras dos verdadeiros acontecimentos do mundo bruxo nas maiores civilizações que já existiram, além de um apanhado das línguas mortas ou não, que foram importantes para o mundo trouxa e bruxo.
  • Alinhamento a partir do Quinto ano: Ética Bruxa- Disciplina que ensina o conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta bruxa na sociedade. A ética bruxa serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética bruxa, embora não possa ser confundida com as leis ministeriais, está relacionada com o sentimento de justiça social comum. 



Transfiguração - Estudo das magias que exclusivamente servem ao propósito de transfigurar alguma coisa ou alguém, assim como desfazer transfigurações ou simplesmente identificar objetos transfigurados. Também faz parte da disciplina o estudo da animagia e metamorfomagia, assim como o ensino supervisionado pelo Ministério, do ato de aparatar e desaparatar no último ano de ensino básico.


  • Alinhamento a partir do Quinto Ano:     Camuflagem Transfigurativa - Aulas práticas sobre a melhor forma de usar suas habilidades de transfiguração em situações reais. Simulações de situações de invasão e extração de forma camuflada e levantando o mínimo de suspeita e atenção.



Astronomia - Ensino dos astros, da posição dos planetas, estrelas e luas e a influência deles no nosso dia-a-dia. O professor é livre para inserir fatos históricos e mitológicos a sua aula ao explicar sobre planetas e também introduzir o básico da Astrologia, caso seja da sua vontade.

Adivinhação - Ensino das artes divinatórias. O aluno aprenderá de forma aprofundada sobre os diversos tipos de métodos de adivinhação, como leitura de cartas, mãos, borras de café e chá, bolas de cristal, entre outras.

Estudo dos Trouxas - Ensino dos Comportamentos Trouxas.  As aulas incluem figuras mostrando trouxas erguendo objetos pesados sem usar magia. Os alunos aprendem a importância da eletricidade para a tecnologia dos trouxas, entre outros assuntos.


  • Alinhamento a Partir do Segundo Ano:  Combate Trouxa - Disciplina que ensina a prática do combate sem varinha. Nas aulas serão ensinados os principais golpes das maiores artes marciais e esportes de combate, com ou sem armas brancas, tentando unir todos os ensinamentos e movimentos em um estilo único de luta diferenciado para defesa pessoal dos bruxos.


3) MATÉRIAS POR ANO:

  • 1° Ano: Feitiços e Transfiguração (Iniciação Básica| Interdisciplinar) + Vôo (Transportes |Chatbox)
  • 2° Ano: Poções e Herbologia (Curandeirismo| Interdisciplinar) + Estudo dos Trouxas (Combate Trouxa|Chatbox)
  • 3° Ano: Trato das Criaturas Mágicas e Defesa das Artes das Trevas (Animais Perigosos e Combate às Trevas| Interdisciplinar) + História da Magia (Mitologia| Chatbox)
  • 4° Ano: Defesa Contra Artes das Trevas e Poções ( Alquimia| Interdisciplinar) + Vôo (Jogos)
  • 5° Ano: Feitiços + Transfiguração (Camuflagem Transfigurativa| Interdisciplinar) + História da Magia (Ética Bruxa |Chatbox) + Adivinhação ou Astronomia (Estudo dos Signos| Chatbox)
  • 6° Ano: Vôo e  Trato das Criaturas Mágicas (Animais Mágicos Voadores| Interdisciplinar) + Estudo Dos Trouxas (Chatbox)+ Adivinhação ou Astronomia (Estudo dos Signos| Chatbox)
  • 7° Ano: Feitiços, Herbologia e Defesa Contra Artes das Trevas (Combate Mágico, Curandeirismo rápido e Contra-Venenos| Interdisciplinar) + História da Magia (Chatbox)+ Adivinhação ou Astronomia (Estudo dos Signos| Chatbox)



4) DIRETORES DE CASAS:

Deverão postar ao menos UMA VEZ por semana no Castelo para manter o cargo. Se estiverem envolvidos em alguma confusão que venha à tona, se envolvam de forma ilícita com algum aluno, proteger ou encobrir qualquer rebeldia dos alunos ou descumprirem as regras de postagens semanais serão retirados do cargo pelo Diretor de Hogwarts sem aviso prévio e substituídos. Não haverá exceção à regra!




5) MONITORES CHEFES E MONITORES DAS CASAS:

Assim como os Diretores de Casas, o Diretor de Hogwarts também decide e pode trocar a qualquer momento os Monitores Chefes, mas é de responsabilidade dos Diretores de Casas escolherem seus respectivos Monitores e Monitoras das Casas.É obrigatório aos monitores postarem ao menos uma vez por semana em Hogwarts cumprindo suas obrigações, além da obrigação de postar em todas as aulas de seu ano, sem exceção! O descumprimento de quaisquer dessas regras, assim como alguma detenção, envolvimento em confusões e rebeldia em geral acarretará na perda do cargo, sem aviso prévio. O próprio Diretor de Hogwarts escolherá um substituto.




6) PROFESSORES:

Os professores precisam postar suas aulas no período determinado pelo Diretor. O descumprimento da data prevista acarretará na perda automática do cargo e para retomar suas atividades será necessário uma nova ficha de professor. Os professores também precisam postar no Castelo ao menos uma vez por mês para manter seus cargos, podendo estar cumprindo qualquer atividade lícita em sua postagem. Qualquer atividade suspeita de algum professor dentro de Hogwarts que não se enquadre na trama geral do fórum não ficará encoberta e a perda do cargo também será imediata.




7) COPA DAS CASAS:

As atividades tanto em sala, como fora destas renderão pontos para os alunos e suas respectivas casas. Tanto a presença em sala, suas notas e participação em duelos, clube de poções, campeonatos em geral e no Quadribol renderão pontos para sua casa. Segue uma lista de pontuações importantes a serem consideradas:

Postagem no Expresso, Plataforma e Baile: 1 ponto por postagem

Aprovação no ano: 20 pontos por aluno.

Pontos Extras: 0 a 20 pontos por aluno.

Atividade Prática (Exclusivamente jogo com dados): 50 pontos para distribuir no ano, como quiser. 

Vitória em um jogo de Quadribol: 75 pontos por vitória.

Pódio do Campeonato de Quadribol: 50  pontos para o terceiro lugar, 75 para o segundo lugar e 100 pontos para a campeã.

Campeonato de Duelo: 5 pontos por vitória entre alunos de casas diferentes e 2 por vitória entre casas iguais.

Campeonato de Feitiços: 50  pontos para o terceiro lugar, 75 para o segundo lugar e 100 pontos para a campeã.

Torneio de Poções: 50  pontos para o terceiro lugar, 75 para o segundo lugar e 100 pontos para a campeã..

Materiais: -10 pontos para o não uso dos materiais. 

OBS.: Se um aluno não postar em NENHUMA aula, ele é considerado oficialmente não-matriculado naquele ano.

OBS2.: Os pontos de nota e presença não serão contados individualmente por aula. Ou seja, se tiver 8 aulas no seu ano, para conseguir os 80 pontos de presença de todas elas mais os pontos obtidos pela nota, será preciso postar em TODAS. Se faltar alguma das aulas, uma sequer, será reprovado e será o mesmo que não ter postado em NADA!

Outras pontuações podem ser decididas no decorrer do ano, dependendo das atividades.


@HOGWARTS MW 2010-2016
Richard D'Leaur Sthllen
avatar
Cargo : Administrador


http://rpghogwartsmw.forumeiros.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum